Festival Fartura Belo Horizonte – MG 2019

05 e 06 de outubro
Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto em frente a Filarmônica

Os Festivais Fartura – Comidas do Brasil, são verdadeiras pontes entre produtores, mercados e chefs com os amantes da gastronomia, que podem provar novas receitas e redescobrir a diversidade cultural e econômica da nossa cozinha – aliás, das nossas cozinhas.

Desde 2012, a plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é levado ao público em forma de experiência no Festival Fartura.

PROGRAMAÇÃO

05/10

  • 13:00 - chef Luiz Jacob - Facaccia Pomodoro
  • 15:00 - Chef Luisa Fonseca - Barriga de porco com purê de mandioquinha e geleia de jabuticaba
  • 16:30 - Chef Flávio Trombino - Salada de Feijão andu verde com carne curada e cachaça
  • 18:30 - Chef Jaime BSolares
  • 20:30 - Chef Renata Braune - Aligot de mandioquinha com canastra, legumes da horta e camarões

06/10

  • 13:00 - Chef Vicente Ramos - Hamburguer de Picanha
    15:00 - Chef Djalma Victor - Arroz de Leitão na horta
    16:30 - Chef Américo Piacenza - Penne com linguiça defumada e erva doce

Biografia dos Chefs

  • Djalma Victor

    Djalma Victor

    Crescer entre as panelas da casa da avó teve um grande impacto na vida do chef Djalma Victor. Os sabores e aromas que experimentou ali ficaram guardados na memória. “Não só minha avó, mas recebi muita influência de minha mãe também, exímia cozinheira, o que o fez experimentar desde muito cedo o prazer de comer bem!”, conta ele.
     
    Mas a paixão pela culinária, herdada das mulheres da família, ficou por um tempo contida. É que o mineiro de Sete Lagoas deixou sua cidade natal para estudar direito em Belo Horizonte. E na faculdade ficou durante dois anos até resolver seguir sua verdadeira vocação.

  • Flávio Trombino

    Flávio Trombino

    Com a cultura da cozinha regional em seu DNA, Flavio Trombino escreve sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa com sua mãe, fundadora de um dos mais tradicionais e premiados restaurantes de Belo Horizonte - o Xapuri. Em sua bagagem traz participação em grandes eventos regionais, nacionais e internacionais, como Les Etoiles de Mougins, Madrid Fúsion, Minas de Cabo a Rabo, Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes, Semana da Gastronomia Mineira, Mesa ao Vivo São Paulo e Minas Gerais, Brazilian Day em Nova York, Festival do Queijo Minas Artesanal, Missão Minas Gerais na Europa, entre outros. Suas criações sempre tem um ingrediente em comum, a paixão pelas raízes da culinária mineira e suas inúmeras aplicações na gastronomia, de forma criativa e saborosa.

  • Renata Braune

    Renata Braune

    Head na Le Cordon Bleu

    Formada pela Le Cordon Bleu em 1992, consultora de hotéis e restaurantes, trabalhou por 17 anos no restaurante Chef Rouge, bem como no Grupo Slaviero, Meliá e Blue Tree. Coordenou os cursos técnicos da Escola Atelier Gourmand, consultora do programa Masterchef e Professora do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu.

  • Luisa Fonseca

    Luisa Fonseca

    Comecei a cozinhar com 12 anos de idade vendendo bolos e cupcakes na escola como um hobbie, mas quando a escala de pedidos cresceu e fez sucesso, eu enxerguei a gastronomia como uma profissão! Desde então não parei. Estudei e pratiquei muito sozinha, fiz alguns cursos, estágio em um dos restaurantes mais aclamados de Belo Horizonte (Glouton), diversos eventos junto com outros chefs e fui professora de um curso de culinária infantil. Atualmente sou graduanda em Nutrição e faço eventos particulares, além de dar aulas de gastronomia para adultos e adolescentes.

  • Vicente Ramos

    Vicente Ramos

    Graduado em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte. Beer Sommelier de cerveja. Sócio proprietário do Dukenduke. Chef responsável pelo Gad Empreendimentos (Wals Gastropub), Chef responsável: Jockey bar e café e sócio proprietário: Burger Delivey.

  • Américo Piacenza

    Américo Piacenza

    Idealizador da casa e criador dos pratos, o chef Américo Piacenza foi criado na cozinha tradicional da família italiana. Apaixonado pela alquimia da culinária, foi se tornando explorador das cozinhas nacional e internacional. Fazem parte de sua formação a passagem por estabelecimentos no Brasil, Itália, Chile e na França, onde estudou e trabalhou por dois anos. Mas o mais notável é o prazer que dedica às suas criações.