Festival Fartura Fortaleza – CE 2019

23 e 24 de novembro
Av. Des. Moreira, 60170-001- Aldeota, Fortaleza – CE

Os Festivais Fartura – Comidas do Brasil, são verdadeiras pontes entre produtores, mercados e chefs com os amantes da gastronomia, que podem provar novas receitas e redescobrir a diversidade cultural e econômica da nossa cozinha – aliás, das nossas cozinhas.

Desde 2012, a plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é levado ao público em forma de experiência no Festival Fartura.

PROGRAMAÇÃO

23/11

13:00 - Chef Fàbio Felle - Rigotoni alla Norma
15:00 - Chef Luiz Jacob - Filè suìno com molho de tomate colada
17:00 - Chef Bàrbara Saunders - Torta de chocolate sem açùcar com calda de cajù
19:00 - Chef Luiz Jacob - Pasta feita mão

24/11

13:00 - Chef Michel Darqué - Tartare de pupunha tropical com tempura de quiabo
15:00 - Chef Luiz Jacob - Focaccia
17:00 - Chef Neto Teixeira - Camarão no coco com legumes agridoce
18:00 - Chef Rosane Radecki - Papadelie com alho-por e presunto cru

Biografia dos Chefs

  • Rosane Radecki

    Rosane Radecki

    Chef do Restaurante Girassol

    Rosane Radecki é chef do Restaurante Girassol na pequena cidade de Palmeira no interior do Paraná. Responsável pelo resgate da receita do Pão no Bafo que se tornou o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial da cidade e oficialmente o prato típico. Apaixonada por cultura e gastronomia, apoia o Projeto Porco Moura, pequenos produtores e constrói pontes entre pesquisadores, produtores, cozinheiros, chefs, padeiros. Criou o projeto Porcadeiros para levar tudo isso ao público amante de gastronomia e cultura.

  • Luiz Filipe Jacob

    Luiz Filipe Jacob

    Consultor particular Electrolux

    Destaque em um dos reality show de gastronomia mais assistido na TV, Luiz Filipe é formado em Artes Culinárias pelo Institute of Culinary Education, de Nova Iorque. Com mais de 10 anos de experiência, é perito em supervisionar a cozinha de hotéis e restaurantes

  • Bárbara Saunders

    Bárbara Saunders

    Cacao saudável

    Bárbara Saunders idealizou a Cacao Confeitaria Saudável após descobrir que é celíaca (uma reação imunológica à ingestão de glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio) e passar a consumir alimentos sem glúten. Dessa forma, por meio da sua formação em gastronomia e diversos estudos, desenvolveu doces e salgados sem glúten, e aproveitou para ajustar também para zero lactose e zero adição de açúcar refinado.

  • Fábio Felle

    Fábio Felle

    Gambrinus

    Natural de Anzio na região de Roma, na Itália, foi fotógrafo profissional e por muitos anos viajou para diversos lugares para tirar fotos para jornais e revistas. Na sua terra natal conheceu uma brasileira por quem se apaixonou, casou-se e decidiu mudar de país, adotando Fortaleza como sua nova casa. Começou dando aulas de italiano e fazendo algumas fotos, porém a digitalização das câmeras não combinou com ele, que gostava de revelar seus filmes e fazer as fotos com câmeras antigas. Como todo bom italiano, Fábio sempre soube apreciar uma boa comida. E quando cozinhava para amigos, a sua cozinha sempre ganhava elogios. Então decidiu começar um pequeno restaurante nos fundos de sua casa, apenas para amigos e conhecidos. Pouco depois esses amigos já eram muitos e com isso o restaurante foi crescendo e ficando mais conhecido, até que foi necessária a construção de um espaço adequado e melhor localizado. Assim nasceu o Anzio Gastronomia, que até hoje mostra a verdadeira gastronomia italiana.

  • Michel Darqué

    Michel Darqué

    Le Cordon Bleu

    Michel Darqué nasceu na França, tendo trabalhado na região da Provence e no sul do país, com Alain Ducasse. Está há mais de 15 anos no Brasil, tendo passado por vários restaurantes, gerenciando as cozinhas de hotéis, como o Renaissance e depois o Unique Garden, nos quais ficou por períodos maiores. Em sua carreira, o Chef também carrega suas viagens mundo afora - em Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Hong Kong, Coreia e Tailândia. Nos anos 1980 trabalhou no La Cuisine du Soleil, então sob a supervisão do chef Roger Vergé. Atualmente integra o time de Chefs Instrutores do Le Cordon Bleu São Paulo, como Chef de Cuisine.

  • Neto Teixeira

    Neto Teixeira

    Verdelima Restaurante

    Chef Executivo do Verdelima Restaurante. Vem do litoral do Ceará, da cidade de Icapuí. É formado em gastronomia pela UniFanor e atua na área há cerca de três anos. Com passagem por alguns importantes espaços gastronômicos da cidade, hoje está à frente do Verdelima, restaurante de Gastronomia Natural que foi eleito, em 2019, como o melhor self-service do Brasil no concurso "O Quilo é Nosso", da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em 2018, a casa ficou entre os primeiros colocados no mesmo concurso a nível estadual; e entre os finalistas nas competições "O Melhor da Vida Saudável", da Revista Saúde Fortaleza; e "Os Melhores Sabores da Cidade", do portal Sabores da Cidade.