Festival Fartura Porto Alegre – RS 2019

26 e 27 de outubro
Shopping Boulevard Laçador Avenida dos Estados, 111 - São João Porto Alegre - RS

Os Festivais Fartura – Comidas do Brasil, são verdadeiras pontes entre produtores, mercados e chefs com os amantes da gastronomia, que podem provar novas receitas e redescobrir a diversidade cultural e econômica da nossa cozinha – aliás, das nossas cozinhas.

Desde 2012, a plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é levado ao público em forma de experiência no Festival Fartura.

25/10

  • 19:00 - Chef Arthur Endruweit - Bacalhau a Gomes de Sá

26/10

  • 14:00 - Chef Raquel Novais - Filé-mignon suínno com caramelo de cupuaçu e farofa de castanhas
  • 16:00 - Chef Pedro Hoffman - Ravióli de rúcula e uveta
  • 19:00 - Chef Raphael Dittrich - Frango defumado com purê de cará, farofa de amêndoas e brócolis

27/10

  • 19:00 - Chef Arthur Endruweit - Bacalhau a Gomes de Sá

Biografia dos Chefs

  • Raquel Novais

    Raquel Novais

    Cozinheira, apresentadora, empresária e pesquisadora, semifinalista da 3ª temporada de amadores do reality show de culinária mais assistido do Brasil. Hoje apresenta o programa "Cozinha Amiga", na TV Gazeta, tem passagens pelo SBT e pela rádio Antena 1 Rio. Comanda em parceria com sua sócia Livia Cathiard o Buffet Mandi, especializado em experiências gastronômicas. Dedica-se exclusivamente à culinária, com foco em uma relação sustentável com os alimentos. Entusiasta da cozinha brasileira contemporânea, coloca como seus temperos principais sua paixão pela cozinha, suas origens e experiências ao redor do mundo.

  • Arthur Endruweit

    Arthur Endruweit

    Formado em cozinha profissional pelo SENAC Porto Alegre, trabalhou em Dublin, na Irlanda, e em outros lugares antes, mas se fixou no Gambrinus. No restaurante tem a missão de levar toda a tradição e a qualidade gastronômica adiante!

  • Ana Heidel

    Ana Heidel

    astrônoma, pesquisadora, viajante dos livros e das estradas do RS, faz um caminho pela regionalidade e cultura alimentar do Rio Grande do Sul. Erva-mate, frutas nativas, queijo serrano, comida afetiva e muita história da alimentação estão por trás de seus pratos e do conceito que ela acredita e busca, através de uma incessante pesquisa de produtos e hábitos alimentares do RS. Produtos da horta, pequenos produtores locais, responsabilidade com o alimento e o ambiente se somam ao ato de contar uma história através da comida. Segundo seu pensar, comida sem significado é uma comida sem alma. Valorizar esta filosofia vem sendo permanentemente seu objetivo.

  • Pedro Hoffmann

    Pedro Hoffmann

    Restaurateur de sucesso no Rio Grande do Sul, atuar na área gastronômica é consequência de um hobbie desenvolvido ao longo da vida, fazendo uma equilibrada combinação entre experiência profissional e gosto pessoal, resultando em empreendimentos de sucesso. Caxiense, descendente de italianos da região do Vêneto,  tem hoje 61 anos e começou sua trajetória ligada à gastronomia em 1985, em sua terra natal, com o Restaurante Belaria. Nos três anos de Belaria, trabalhou com o chef italiano Franco Baroni, com quem aprendeu a base da culinária italiana. Apaixonado pelas origens e pela culinária mais apreciada do mundo, investiu em livros e viagens ao país para complementar sua experiência.

  • Raphael Dittrich

    Raphael Dittrich

    Formado pelo SENAC/RS, é Chef de Cozinha desde 2002, passando pela chefia de vários restaurantes porto-alegrenses de diversos segmentos na área gastronômica. Ainda passou por Estados brasileiros buscando aprofundar conhecimentos, onde se destacam os polos gastronômicos de São Paulo, Belo Horizonte e Santa Catarina. Atualmente, é pesquisador da cozinha saudável e suas técnicas, aliando estudo e conhecimento de outras áreas. Focado na interdisciplinaridade, utiliza os melhores insumos e sua sazonalidade, orientações alimentares a partir da composição do alimento, técnicas de cocção, respeito e divulgação do trabalho de produtores locais, valorização dos produtos e receitas regionais, desenvolve os cardápios da Rede Varietta, que engloba restaurantes como: Gastrobar 360, Bistrô do MARGS, Chalé da Praça XI, NOI Gastrobar e outros