Festival Fartura Tiradentes – MG 2019

De 23/agosto a 01/setembro
Portaria do Parque Municipal Em frente à prefeitura de BH - Centro

Os Festivais Fartura – Comidas do Brasil, são verdadeiras pontes entre produtores, mercados e chefs com os amantes da gastronomia, que podem provar novas receitas e redescobrir a diversidade cultural e econômica da nossa cozinha – aliás, das nossas cozinhas.

Desde 2012, a plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é levado ao público em forma de experiência no Festival Fartura.

PROGRAMAÇÃO

23/08

  • 19:00 - Chef Ana Ramalho - Arroz de rabada

24/08

  • 13:00 - Chef Gustavo Baccarin - Costela suína com demi glace de goiabada e taioba
  • 15:00 - Chef Rafael Pires - Copa lombo com mil folhas de moranga e queijo canastra e farofa cítrica
  • 17:00 - Chefs Ricardo Martins - Spring roll de pato

25/08

  • 13:00 - Chef Rubens Beltrão - Pasta tricolore al Gamberoni
  • 15:00 - Chef Jamal Cotait - Massa com pesto de ora-pro-nobis

30/08

  • 17:00 - Chef Luiza Maria - Bolinho de espinafre
  • 19:00 - Chef Ana Carolina - Risoto mineiro

31/08

  • 13:00 - Chef Luiz Jacob - Filé mignon suíno ao cacau com legumes assados e molho de tomate colado
  • 15:00 - Chef Gilmara Ribeiro - Joelho de porco
  • 17:00 - Chefs Rejane Cunha - Tacos de fubá
  • 19:00 - Chefs Renata Braune - Tartare de carne de sol com pupunha defumado, creme de alho e molho de mostarda e melaço

01/09

  • 17:00 - Chef Luiz Jacob - Pasta Alfredo
  • 19:00 - Chef Fred Trindade - Especialidade da casa

Biografia dos Chefs

  • Luiz Filipe Jacob

    Luiz Filipe Jacob

    Consultor particular Electrolux

    Destaque em um dos reality show de gastronomia mais assistido na TV, Luiz Filipe é formado em Artes Culinárias pelo Institute of Culinary Education, de Nova Iorque. Com mais de 10 anos de experiência, é perito em supervisionar a cozinha de hotéis e restaurantes

  • Rosane Radecki

    Rosane Radecki

    Chef do Restaurante Girassol

    Rosane Radecki é chef do Restaurante Girassol na pequena cidade de Palmeira no interior do Paraná. Responsável pelo resgate da receita do Pão no Bafo que se tornou o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial da cidade e oficialmente o prato típico. Apaixonada por cultura e gastronomia, apoia o Projeto Porco Moura, pequenos produtores e constrói pontes entre pesquisadores, produtores, cozinheiros, chefs, padeiros. Criou o projeto Porcadeiros para levar tudo isso ao público amante de gastronomia e cultura.

  • Anna Ramalho

    Anna Ramalho

    AR Cozinha

    Formada pelo Senac Minas, começou em São Paulo, tendo como mentor o chef francês Laurent Suaudeau, na Escola das Artes Culinárias Laurent. Após, ingressou para o restaurante Così, do chef Renato Carioni, sendo responsável pela praça de massas e risottos. Trabalhou na Brasserie Erick Jacquin e teve a sua primeira chefia no português Tasca do Zé e da Maria, que lhe rendeu boas críticas em jornais e revistas da cidade. Após anos em São Paulo, passou uma temporada na França, se aperfeiçoando para poder voltar à sua cidade natal e abrir sua própria casa, 'Segredos da Minha Avó', por Anna Ramalho, que agora está de cara nova, AR cozinha prazerosa.

  • Ricardo Martins

    Ricardo Martins

    Uaithai Tiradentes

    De família mineira, o chef Ricardo sempre teve espírito livre. A cozinha do sudeste asiático apareceu em sua vida como uma bomba de emoções. Há 12 anos na área da gastronomia profissional, trabalhou em grandes restaurantes como D.O.M e Dalva e Dito do renomado chef Alex Atala. Se especializou na gastronomia Tailandesa indo para esse país algumas vezes atrás de inovações. Há 4 anos e meio abriu o Uaithai Tiradentes

  • Gustavo Baccarin

    Gustavo Baccarin

    Pacco&Bacco

    Gustavo Baccarini, 32 anos, nascido em São João Del Rei, formado há 11 anos, em gastronomia, trabalha no restaurante Pacco & Bacco há 5 anos, há 1 ano, recebeu o convite e o desafio de assumir a frente da cozinha do Pacco & Bacco, um restaurante super conceituado, com todo requinte e beleza de Tiradentes

  • Rubens Beltrão

    Rubens Beltrão

    Via Destra Ristorante

    Conhecido no meio culinário como: Rubens Beltrão, ex-Executivo da Fiat Automóveis (durante anos), pesquisador de gastronomia há mais de 35 anos. Formação autodidata da Cozinha Mineira. Formação Teórica e Prática na Cozinha Italiana (Itália, Piemonte) 6 anos. Chef Executivo dos Restaurantes: Via Destra Ristorante – Tiradentes (19 anos) Trattoria Via Destra – Belo Horizonte (4 anos)

  • Rafael Pires

    Rafael Pires

    Restaurante Mia

    Sempre no meio do Festival de Gastronomia de Tiradentes, aos 17 anos, resolveu fazer o curso técnico do Senac. Trabalhou em grandes restaurantes no Brasil como Vecchio Sogno e Fasano. Continuando sua paixão por cozinha, foi trabalhar fora do Brasil, passando 2 anos, no Canadá, 2 anos em Lyon, na França e por último em Abu Dhabi. Retornando ao Brasil, assumiu como chef seu primeiro restaurante Pacco & Pacco, foram seis anos até resolver montar o seu próprio restaurante o Mia.

  • Jamal Cotait

    Jamal Cotait

    Academia do Pão

    Membro da confraria gastronômica mais antiga do Brasil, a “Amigos de Babette”. Sua formação inclui cursos nos melhores ateliês de SP e do exterior, incluindo o Chef Boulanger Jean-Louis Clément (França), Carlos Bakery – Cake Boss (EUA), Rogério Shimura (escola Levain - Brasil) e Mário Rolando (Portugal). É autodidata e sua predileção na cozinha passa pelas massas secas e frescas, pães como o integral com nozes, pão de milho, massa folhada e pães rústicos. Também possui uma produção anual de bolos de Natal e Panetones (foi eleito um dos 10 melhores panetones de S.Paulo). Agora está a frente de sua própria casa de pães artesanais: a Academia do Pão.

  • Gilmara Ribeiro

    Gilmara Ribeiro

    Temperô - Boteco Democrático

    Mineira e natural de Juiz de Fora. Técnica em Nutrição, iniciou-se na cozinha industrial tendo a oportunidade de exercer várias funções na cadeia de produção. Sua comida é um acalanto para os comensais, simples, mas cheia de sabor, o que os faz viajar em suas memórias afetivas, remetendo-os aos temperos das vovós. Após um ano comandando seu primeiro restaurante em Juiz de Fora, surge este novo desafio, que é chefiar a cozinha do Temperô - Boteco Democrático, em Tiradentes/MG, onde sua proposta gastronômica é voltada para a comida de boteco.

  • Fred Trindade

    Fred Trindade

    Chef do Trindade

    O chef comanda o Restaurante Trindade em Belo Horizonte. Ali, ele infunde à reconfortante cozinha mineira/brasileira com um toque contemporâneo. É responsável pelo avanço da gastronomia de Minas Gerais para além da comida caseira, aliando à tradição as técnicas mais apuradas. Teve passagens no D.O.M, de Alex Atala em São Paulo, Olympe, de Claude Troisgros no Rio de Janeiro e pela Maison Troisgros na França do mítico Chef Pierre Troisgros. Em 2013, representou a cozinha mineira no Madrid Fusión, importante congresso de gastronomia na capital espanhola.

  • Renata Braune

    Renata Braune

    Head na Le Cordon Bleu

    Formada pela Le Cordon Bleu em 1992, consultora de hotéis e restaurantes, trabalhou por 17 anos no restaurante Chef Rouge, bem como no Grupo Slaviero, Meliá e Blue Tree. Coordenou os cursos técnicos da Escola Atelier Gourmand, consultora do programa Masterchef e Professora do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu.

  • Débora Blower

    Débora Blower

    Chef do Alma

    Nascida em Petrópolis, no Rio de Janeiro, mora em Tiradentes/MG desde 2016. Começou como estagiária do chef Ricardo Martins, no restaurante Uaithai e logo após trabalhou com o chef Felipe Oliveira no Tragaluz. Aos 21 anos se tornou chef de um restaurante oriental, Nirá, após um curso realizado pelo chef e sushiman
     
    Luiz Nunes, do restaurante Kinpai. Atualmente é chef e proprietária do Alma, uma casa portuguesa.

  • Rejane Cunha

    Rejane Cunha

    Chef do Casazul Bistrô

    Psicanalista e cozinheira do Casazul Bistrô, especializada em comida mexicana adaptada a Minas Gerais.