Projeto Gastronomia Sustentável – Like a Chef Program

Curso profissionalizante de gastronomia criado para formar novos profissionais para o mercado de trabalho: essa iniciativa da Electrolux, implementada pela primeira vez no final de 2017 em Curitiba, já formou cerca de 200 pessoas em 9 turmas do programa e atualmente tem mais 3 turmas planejadas a cada ano em Curitiba e 2 por ano na cidade de São Carlos. O objetivo é formar mais de 150 novos profissionais de cozinha a cada ano só na América Latina, e mais de 350 mundialmente.

Destinado a pessoas desempregadas que querem mudar de vida e a alguns familiares de colaboradores da nossa empresa, o projeto é promovido pela Electrolux Food Foundation, mas conta com a parceria da AIESEC, da Worldchefs, do Instituto Stop Hunger-Sodexo e da Fundação de Ação Social de Curitiba. Atualmente, 60% dos alunos já estão empregados.

Imagem1

O projeto já foi replicado na Planta São Carlos (SP) no final de 2018, e em Moscou (Rússia) demonstrando um bom potencial e a flexibilidade necessária para se tornar uma iniciativa de sucesso em diversas realidades. A iniciativa ganhou assim um plano de expansão global para 4 países (Egito, Polônia, Suécia e Ucrânia) que tiveram as turmas de lançamentos inauguradas no segundo semestre de 2019.

O projeto trabalha para o atingimento da missão da Electrolux Food Foundation, de promover hábitos de alimentação mais sustentáveis e habilidades que ajudem minimizar o desperdício de alimentos. Essa e outras iniciativas são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pelas Nações Unidas, especialmente ao ODS #12 – Produção e Consumo Responsável.