Relatório provisório Electrolux Q1 2018: Crescimento e ganhos sólidos

04 Apr 18

Destaques do primeiro trimestre de 2018

As vendas líquidas totalizaram SEK 27.906 milhões (28.201). O crescimento das vendas foi de 3,3%, enquanto a conversão cambial teve um impacto negativo de 4,4%. Forte crescimento orgânico das vendas na Major Appliances EMEA e Ásia / Pacífico.
O resultado operacional totalizou 764 milhões de coroas suecas (1.442), correspondendo a uma margem de 2,7% (5.1).
O resultado operacional inclui custos de reestruturação de SEK 596M relacionados à consolidação da produção de freezers na América do Norte. Excluindo estes custos, o resultado operacional atingiu 1.360 milhões de coroas suecas, correspondendo a uma margem de 4,9%.
Melhorias no mix de produtos e maior eficiência de custo compensam pressões de custos de insumos acelerados e efeitos cambiais desfavoráveis.
Continuidade do sólido desenvolvimento de lucros na maioria das áreas de negócios, embora os ganhos da Major Appliances Latin America tenham sido significativamente afetados por custos mais altos de matérias-primas e obstáculos cambiais.
O fluxo de caixa operacional após investimentos foi de -2,7 bilhões de coroas suecas (-1,0).
O rendimento do período diminuiu para SEK 551m (1.012) e o lucro por ação foi de SEK 1,92 (3,52).
 

Comentário do Presidente e CEO Jonas Samuelson
Nossa trajetória de crescimento rentável prosseguiu no primeiro trimestre e alcançamos um crescimento de vendas de 3,3%, com crescimento orgânico de 1,8%. Neste trimestre iniciamos a consolidação da nossa produção norte-americana e assumimos uma taxa de reestruturação. Excluindo este encargo, o resultado operacional ficou em linha com o ano passado. Estou particularmente satisfeito pelo fato de nosso foco consistente em gerenciamento de portfólio e eficiência de custos ter sido compensado, compensando a pressão dos custos mais altos de matérias-primas e da moeda.

A tendência de ganhos para as nossas operações na EMEA, Ásia / Pacífico e Home Care & SDA permaneceu positiva e o desempenho dos Produtos Profissionais foi mais uma vez sólido. Na EMEA, o foco em produtos inovadores sob nossas marcas premium continuou a impulsionar o crescimento lucrativo e ganhos de participação de mercado. Nossa área de negócios na América do Norte foi impactada por volumes significativamente menores de serviços de ar e por volumes menores continuados sob marca própria. No entanto, estou muito satisfeito por ver a nova gama de produtos Frigidaire, recentemente lançada em termos estratégicos, a apresentar um crescimento de dois dígitos, resultando em ganhos de quota de mercado nos principais equipamentos da marca. Os aumentos de preço anunciados anteriormente na América do Norte foram implementados gradualmente durante o trimestre e começarão a ter um impacto durante o segundo trimestre. Na América Latina, não conseguimos compensar o impacto negativo das matérias-primas e da moeda, já que os aumentos de preço implementados tiveram um impacto limitado no trimestre.

 

O aumento nos custos de matérias-primas acelerou no trimestre, em parte devido ao anúncio de barreiras comerciais para o aço nos EUA, mas também outros custos de metais, plásticos e logística aumentaram ainda mais. Estimamos agora o impacto negativo de maiores custos de matérias-primas em relação ao ano anterior, de -1,1 bilhão de coroas suecas em 2018, por que precisamos continuar nossos esforços de eficiência de custos e melhorar ainda mais os preços na maioria dos principais mercados.

 

A demanda por eletrodomésticos na maioria dos nossos mercados apresentou crescimento no trimestre e esperamos que isso continue e, portanto, reconfirme nossa visão de mercado para 2018. Nesse ambiente favorável de mercado, continuaremos a impulsionar o crescimento lucrativo criando melhores experiências de consumo de classe através da inovação. Nossos investimentos em aparelhos conectados não apenas melhoram a experiência para os consumidores, mas também criam novas oportunidades de negócios e são uma parte essencial de nossa trajetória para o crescimento lucrativo. Durante o trimestre, lançamos o primeiro forno a vapor conectado com uma câmera integrada, aprimorando a experiência de cozimento para um novo nível. Nos EUA, nosso premiado aspirador robotizado Pure i9 conectado foi trazido aos consumidores, aproveitando a experiência digital e foco no consumidor da Anova, que adquirimos em 2017.

Nos próximos anos, estamos intensificando os investimentos em inovação e automação de produtos e os investimentos em nossa operação na América do Norte são uma parte fundamental. O trabalho está em andamento para adequar esses investimentos, dados os recentes anúncios comerciais, para permitir alta flexibilidade em nossa produção, resultando em alta adaptabilidade e competitividade para o importante mercado norte-americano. Também estamos complementando nossas iniciativas de crescimento orgânico com aquisições para acelerar o crescimento lucrativo. Durante o trimestre, a empresa de lavanderia profissional alemã Schneidereit foi adquirida para expandir nossa oferta profissional em soluções de locação. Por meio de nossa joint venture na China, introduzimos nossa marca AEG premium no mercado de varejo de alto crescimento no trimestre.

Nossa ambição de moldar a vida para melhor define a direção da Electrolux nos próximos anos.

Conferência telefônica 09.00 CET
Uma teleconferência será realizada às 09h00 (CET) de hoje, 27 de abril. A conferência será realizada por Jonas Samuelson e Anna Ohlsson-Leijon, CFO.

 

Os detalhes para participação por telefone são os seguintes:

Os participantes na Suécia devem ligar para +46 8 505 564 74
Os participantes no Reino Unido / Europa devem ligar para +44 203 364 5374
Os participantes nos EUA devem ligar para +1 855 753 2230
 

Apresentação de slides para download:

www.electroluxgroup.com/ir

 

Link para o webcast:

www.electroluxgroup.com/q1-2018 

 

Para mais informações, por favor contatar:
Sophie Arnius, Chefe de Relações com Investidores +46 70 590 80 72

Merton Kaplan, Gerente de RI, +46 (0) 73 885 78 03

Daniel Frykholm, Hotline da Electrolux Press, +46 8 657 65 07.

Esta é uma informação que a AB Electrolux é obrigada a tornar pública em conformidade com o Regulamento de Abuso de Mercado da UE. As informações foram submetidas para publicação, por intermédio da agência da pessoa de contato indicada acima, às 08:00 CET em 27 de abril de 2018.